sábado, outubro 25, 2008

Concerto dos Pearl Jam no Pavilhão Atlântico

No final de Agosto, encontro a minha Grande Amiga Ana Alves à saída da copa no trabalho, que me pergunta se Eu gostava de Pearl Jam, Eu respondi “se gosto miga! Adoro Pearl Jam, são uma das minhas bandas preferidas!” ao que ela me pergunta, se Eu ia ver um dos concertos deles no Pavilhão Atlântico, Eu respondi que adorava ir se tivesse bilhete…ela diz “queres ficar com o meu?”, Eu respondi “estás a brincar Amiga?!”, “não a sério, Eu não vou poder ir…”. Foi assim que graças à minha Amiga Ana, tive a oportunidade de ir assistir ao meu primeiro concerto dos Pearl Jam!
Em 2000, por falta de orçamento não pude ir assistir ao magnífico concerto deles no Restelo…ainda me recordo de ouvir o sound check da varanda enquanto o Bruno fumava um cigarro…
Nessa tarde, Eu, o Bruno, o Cromo e um amigo do cromo, fomos beber café aos pasteis de Belém. O cromo e o Amigo iam ver o concerto…durante a nossa conversa nos pasteis, o amigo do cromo diz “Alive é Pearl Jam?”, Eu e o Bruno, olhámos um para o outro e pensámos…nós que gostamos de Pearl Jam, não temos dinheiro para ir ver o concerto e este totó que nem conhece uma das músicas mais emblemáticas, vai ver…não assistimos ao concerto mas ouvimos o mesmo sentados na escadaria do Ministério da Defesa!
No dia 4 de Setembro de 2006 finalmente ia assistir ao meu primeiro concerto dos Pearl Jam!

O meu bilhete era para o primeiro balcão, as pessoas que conhecia e iam ver o concerto, iam para a plateia….como era o caso da Ana Isabel, a amiga da minha prima por quem Eu sentia uma enorme atracção, do João Cravo que era presença assídua nos jantares de fãs dos U2.

Fiquei num lugar fantástico, se tivesse câmara de filmar….tinha uma perspectiva fenomenal para captar aquele momento!
Estava sem ninguém conhecido por perto, mas apenas o facto de estar a presenciar aquela grande actuação, era mais do que suficiente para sentir uma alegria interior enorme…

O Eddie Vedder passou o concerto com uma garrafa de vinho tinto na mão, que aproveitava para ir bebendo nos intervalos das canções…foi fantástico ouvi-lo a tentar contar uma história em Português…a actuação deles foi brilhante, para mim sem dúvida que os momentos altos da actuação, foram quanto tocaram as músicas do álbum “Ten”, “Even Flow”, “Alive”, “jeremy” que todo o pavilhão contou em uníssono!
Quando tocaram a “Black” as lágrimas vieram-me aos olhos, tal como havia acontecido no último concerto dos U2, quando tocaram a “One”…foi um momento único, quase indescritível, em que as emoções atingiram o auge…

No espaço de um ano, tive a oportunidade de assistir a grandes concertos, começando nos quatro magníficos de Dublin, passando pelos Cult e terminando agora numa das maiores referências do movimento “grunge”!

Sem comentários: