domingo, dezembro 21, 2008

Dezembro de 2006

O mês de Dezembro começou praticamente com o aniversário do meu “irmão”, no sábado dia 9 de Dezembro reunimo-nos todos em casa dele.
Eu fui com o Marco e a Andreia até Penacova, lá nos esperava uma grande festa…porco no espeto!
Foi a oportunidade de rever alguns Amigos que já não via há muito, foi uma festa de aniversário para relembrar todas aquelas vividas na nossa adolescência…
O Miguel estava duplamente de Parabéns, para além de ser o seu aniversário, ele e a Rita faziam quatro anos de casados!
Felizmente os meus 2 irmãos, o de alma e o de sangue, apaixonaram-se na adolescência e encontraram as suas almas gémeas, no fundo encontraram cedo o que todos procuram, a Felicidade!!!
Foi um dia extraordinário, um dia soalheiro de Inverno, que com tanto calor humano o frio acabou por desaparecer…a vista sobre o Rio Mondego é fabulosa, é um local tranquilo que permite ao poeta inspirar-se, para escrever os belos textos e poemas que escreve!!!
No dia 17 de Dezembro, fui ao almoço de Natal organizado pela U2Portugal que se realizou na Lousã. Fui com quase todos os que foram a Dublin comigo.
O ponto de encontro foi junto à antiga FIL na Rua da Junqueira, aí estava um autocarro à nossa espera para nos levar até à Lousã.
Chegados à Lousã, o cenário que vislumbrávamos era simplesmente fabuloso, o almoço estava fantástico, e a companhia à hora de almoço não podia ser melhor, na minha mesa estava Eu, a Sofia e o Luís que tinham ido comigo a Dublin, estávamos apenas os três quando chegaram os 2U.
O Ivo Palitos e o Nuno Espírito Santo sentaram-se na nossa mesa, a conversa foi muito animada, sobretudo graças ao Ivo que nos fez rir imenso.
Depois do almoço, os 2U iam actuar para todos aqueles fãs de U2, foi uma actuação brilhante, o ambiente era excelente com todos a cantarem em coro as músicas dos nossos adorados U2.
Ao final da tarde voltamos de novo de autocarro até Lisboa.
Poucos dias depois estava prestes a completar 29 anos…na véspera quando me deitei, apercebi-me que quando saía andava a fumar bastante e que tinha que acabar com isso, se sempre tinha fumado o meu cigarrito em dias de festa desde os 13 anos, não seria agora com quase 30 que começaria a fumar, por isso prometi a mim próprio de o último cigarro que fumaria seria antes da meia noite do dia 31 de Dezembro e que a partir de 2007 não voltaria a fumar.
Os anos de 2005 e 2006 haviam sido dois anos em que vivi a mil, quis aproveitar ao máximo cada segundo, foi uma “necessidade” que tive depois de quase ter deixado este mundo…andei a testar os meus limites sempre com a noção que devido há vida boémia que vivia, me andava a Auto-destruir aos poucos…mas fui feliz e essa felicidade e os momentos únicos que vivi ninguém me poderá tirar!

domingo, dezembro 14, 2008

Dublintrip Day 4

O quarto e último dia na Irlanda foi sem dúvida o mais emblemático, íamos visitar o Moydrum Castle que ficava nos arredores de Athlone no coração da Irlanda, o castelo estava ligado a um dos melhores álbuns dos U2 que foi o ponto de viragem para uma segunda etapa na carreira dos U2, o Castelo de Moydrum serviu de Capa ao 4º álbum de originais dos U2, “The Unforgettable Fire” em 1984.

Nesse dia, dia 8 de Outubro acordámos cedo e depois de todos estarem despachados e com tudo arrumado, fomos tomar o pequeno-almoço antes de apanharmos o expresso rumo a Athlone, fomos à Hostel e fizemos o check out, pedimos se nos poderiam guardar as nossas coisas, que nós no final do dia íamos buscar, assim foi.
Foram cerca de duas horas de viagem, que serviram para contemplar a beleza natural da Irlanda…é verde por todo o lado!

Chegados a Athlone apanhámos 3 táxis para irmos até ao Castelo de Moydrum, os táxis ficaram à espera enquanto contemplávamos o Castelo…para mim foi um dos momentos mais emocionantes, senão o mais emocionante de toda a Dublintrip!

Voltamos então a Athlone onde só teríamos expresso de volta umas horas depois, decidimos ir dar uma volta a pé de forma a conhecer a cidade…

por incrível que pareça despedimo-nos da Irlanda da mesma forma como chegámos com chuva…St Peter and Paul's Church serviu-nos de abrigo à chuva que entretanto tinha aumentado de intensidade!

De volta a Dublin, Eu, a Grace, a Sofia, o Luís, a Tânia, a Carmo e o Miguel fomos até ao “Octagon Bar”, bar do Clarence Hotel, onde já tínhamos tentado entrar em dias anteriores mas não nos tinha sido possível.
Aí estivemos na conversa, foi uma conversa bastante interessante… Eu bebi o meu “Jameson”, ouve quem aproveitasse para lanchar.

Depois fomos ter com a Andreia, o Hugo e a Íris e fomos uma última vez até “Temple Bar”.
Fomos buscar as nossas malas à Hostel como combinado e apanhámos de novo o Autocarro até ao aeroporto, procurámos um local para nos encostarmos e esperarmos pelo check in, havia muitas pessoas a pernoitar no aeroporto de Dublin, o melhor que conseguimos foi uma parede para nos encostarmos e tentar dormir umas horas…

Foram quatro dias bem intensos, onde a boa disposição reinou sempre!
Um sonho já está realizado!

domingo, dezembro 07, 2008

Dublintrip Day 3

O terceiro dia desta “aventura” seria sem dúvida um dos dias mais emblemáticos…
Começamos por apanhar um autocarro para os subúrbios de Dublin, a nossa primeira paragem era Mount Temple School, a escola secundária que os 4 fabulosos frequentavam quando formaram a banda em 1976…

Seguiu-se uma visita ao Malahide Castle, um castelo que fica rodeado por uma zona verde extraordinária, o dia também estava soalheiro…


Seguiu-se uma nova viagem de autocarro até perto do local onde tudo começou…
Rosemount Avenue nº 60…

Foi na cozinha do Larry que ocorreram as audições para formar a banda que todos nós adoramos, ao ver a casa do Larry deixei a minha imaginação deambular e imaginar o que se teria passado lá 30 anos antes…

Segui-se uma longa caminhada até à Cederwood Road nº 10, não foi nada fácil encontrar a rua, caminhámos durante mais de uma hora, nesse momento só pensava…coitado do Luís, que embora gostasse de U2, não era fã…mas ele esteve sempre bem disposto, na brincadeira, o que ajudou imenso até encontrarmos a tão desejada rua…quando encontramos a casa dos pais do Bono era altura de se tirar a foto da “praxe”, depois disso entrámos num Pub e fomos retemperar forças.

Chegados ao Centro de Dublin fomos jantar ao “Captain America’s”, tinha sido mais um dia em cheio, nessa noite ainda tentámos entrar no bar do Clarece Hotel, mas acabámos por não conseguir entrar…

quarta-feira, novembro 26, 2008

Dublintrip Day 2

O segundo dia da Dublintrip ficou marcado pela chegada da Tânia e do Hugo a Dublin.

Estava então composto o grupo que iria viver alguns momentos únicos!

Se no primeiro dia tínhamos sido recebidos por um tempo tipicamente Britânico, neste segundo dia estava sol, fazendo lembrar o quanto os Portugueses são privilegiados!




Passamos a manhã em Dublin, depois do pequeno almoço fomos dar uma volta e conhecer alguns locais daquela bela cidade, fomos até ao “Dublin Castle”, à “Church Cathedral”, passámos também por um local muito peculiar cheio de gente…não cheguei bem a perceber o que se passava naquele local, no entanto toda aquela agitação era contagiante…
Depois apanhámos o comboio até Killiney, local onde o Bono mora actualmente.

A viagem de comboio é bastante agradável, pouco mais de 30 minutos e estávamos em Killiney Train Station, ao sairmos nesta estação temos logo acesso a uma praia, uma praia bem diferente das “nossas”, no horizonte podia ver-se um belo arco-íris.

A Tânia, a Grace e a Íris já lá tinham estado, foi óptimo estar com pessoas que já conheciam o local, da praia ao Portão do Bono foi um saltinho, pelo caminho podiam-se ler inúmeras inscrições de fãs…chegados ao Portão do Bono, houve quem quisesse ter tirado uma fotografia para a posteridade!
Nesta altura a fome já apertava, fomos então procurar um local para recarregarmos baterias, encontrámos um local onde retemperamos energias, Eu comi uma tosta excelente, houve quem tivesse comido sopa de cogumelos, que disseram estar divina!
Depois fomos até a um miradouro admirar tanta beleza natural…a vista de Killiney Bay de certa forma faz lembrar a baía de Cascais, aquela zona é extraordinária, belas vivendas inseridas numa paisagem natural magnífica!

Pode-se dizer que é o local perfeito para se viver…beleza, natureza, mar…

segunda-feira, novembro 17, 2008

Dublintrip Day 1

Em Outubro de 2006 tive finalmente a oportunidade de realizar um dos meus maiores Sonhos…visitar a Irlanda, Dublin e todos os locais relacionados com a Banda que ouvia enquanto fui crescendo como Homem!
A viagem foi marcada de forma a aproveitar a “ponte” do 5 de Outubro que calhava a uma quinta.
Eu tirei férias do dia 4 ao dia 9, o dia 4 foi o dia dos últimos preparativos antes da minha primeira viagem de avião!
Tínhamos combinado encontrarmo-nos no aeroporto às 8 horas, o meu irmão levou-me até lá.
Esta era uma Aventura que ia começar a oito, Eu, a Andreia, a Íris, a Grace, a Carmo, o Miguel Gonçalves, a Sofia e o marido, o Luís que era o único que embora gostasse de U2, não era fã.
Curiosamente a companhia pela qual íamos viajar até Dublin, a Aer Lingus, era precisamente aquela, para a qual o pai do Adam Clayton foi trabalhar como piloto, quando deixou a RAF e trocou a Inglaterra pela Irlanda no inicio dos anos 60.
O início da nossa viagem já estava intimamente ligada aos U2… foi uma viagem rápida, cerca de uma hora e meia foi o tempo que demorámos de Lisboa a Dublin.
Após chegarmos e termos os pés assentes no solo “sagrado”, apanhámos um autocarro até ao centro de Dublin, onde íamos ficar na Jacobs Inn Hostel, num quarto para 10 pessoas…ainda faltava o Hugo que estava em Belfast e a Tânia que estava a trabalhar em Cork no sul da Irlanda.
No quarto haviam cinco beliches, após todos nos termos organizado, fomos dar uma volta e começar a descobrir Dublin…era excelente que no grupo já houvessem pessoas que já lá tinham estado, o que facilitou muito!
Começamos por conhecer a Zona dos Bares “Temple Bar”, visitámos o “The Clarence Hotel” cujos proprietários são o Bono Vox e o The Edge, fomos também conhecer a “mítica” loja de aparelhos auditivos que inspirou o vocalista dos U2 a arranjar o seu nome artístico…Bono Vox.

Seguiu-se a romaria até Windmill Lane Studios, estúdio onde os U2 gravaram os seus três primeiros álbuns! Este local tem uma atmosfera extraordinária… sobretudo para quem adora aquela banda…depois fomos até aos HQ Studios.
No regresso passámos pela Grafton Street, uma rua cheia de vida, nessa mesma rua existe um Centro Comercial fantástico.
Ao contrário do que acontece em Portugal, os Irlandeses tiveram a inteligência de aproveitar um belo Edifício do início do século XX e aproveita-lo para fazer um Centro Comercial e não construir um “mamarracho” descaracterizando as nossas cidades.

quarta-feira, novembro 05, 2008

A despedida da Amiga Natacha

Em meados de Setembro, a minha Grande Amiga Natacha que havia sido o meu “Sol” quando entrei para a Novis, estava de partida…ia partir para uma nova aventura, Londres já esperava por ela…ia tirar um Mestrado em Oxford!
Tomávamos os nossos “últimos” cafés da tarde no “Lírio”, onde tínhamos sempre conversas muito agradáveis e interessantes…
Era uma sensação estranha a que sentia nesta altura, se por um lado estava muito feliz porque via uma Grande Amiga ir realizar-se pessoalmente…por outro sentia alguma “tristeza” por deixar de ter por perto uma Amiga tão Especial, esta “tristeza” não era mais do que a nostalgia que já se apoderava de mim…
Antes de partir para Londres, realizou um jantar no dia 16 de Setembro de 2006 com os Amigos de forma a se despedir…este jantar teve lugar num restaurante em Alcântara.
O Bruno veio ter a minha casa, depois o Tiago apanhou-nos aqui na minha rua e deu-nos boleia para o jantar.

O jantar foi bem animado e como sempre a alegria era o prato principal!
Havia uma surpresa para a “Nat” que Eu no meu melhor consegui fazer algo de extraordinário….já no final do jantar depois de ter ido à casa de banho e ao sentar-me no meu lugar consegui pôr a “voar” a surpresa que tínhamos para a Natacha…só me recordo de exclamar “calma, está tudo controlado!”, enquanto todos olhavam com um ar incrédulo…

Só depois de pegar no vidro da moldura é que me apercebi que este se tinha transformado em dois! Partiu-se de uma forma quase perfeita…unindo as duas partes estas encaixavam na perfeição e era quase imperceptível que estava partido…o Luigi tinha voltada a fazer das suas…não podia deixar a Amiga ir embora sem deixar a sua marca…

Depois do jantar fomos até ao “Dock’s” continuar a grande noite, que acabou já de madrugada…
À saída do “Dock’s” fomos abordados por um “monhé” que nos queria vender flores…o Bruno ofereceu-lhe todo o dinheiro que tinha no bolso, por todas….ele aceitou! O Bruno tinha acabado de conseguir uma rosa para cada menina, por pouco mais de um euro…
A noite terminou como o Zé disse na segunda feira seguinte, “pareciam umas Madalenas arrependidas”.
Eu, a Natacha e o Bruno, terminámos a noite abraçados…as lágrimas escorriam-nos pelos nossos rostos…não se conseguem descrever por palavras as emoções que vivemos naquele momento!
O momento da despedida não estava a ser fácil…apesar de saber que era um “até já” não consegui controlar as minhas emoções…

sexta-feira, outubro 31, 2008

As noitadas no Bairro Alto

Em Setembro vivia as últimas saídas nas belas noites de verão…com o “grupinho” no Bairro Alto.
Normalmente jantávamos no chinês da Encarnação e depois rumávamos ao Bairro para mais uma noite de animação…Eu, a Sónia, a Ana Basto, o João Mimoso, a Pipinha, o Alexandre, a Rute, a Sãozinha, a Sarita e muitas das vezes também os elementos dos The Poppers de quem todos eram fãs e Amigos, tantos foram os concertos que assistimos em 2006…”All the way” era sem duvida a musica que mais me fazia vibrar!!!
Foi um verão sem dúvida inesquecível…o Bairro é e será sempre o nosso ponto de encontro…é um local que me diz muito, ali passei momentos inesquecíveis!
Em meados de Setembro existiu uma substituição dos PC’s no meu local de trabalho, finalmente tinha deixado de ter a “turbina” a funcionar…os novos ratos já tinham scroll, que vinham facilitar em muitas situações…
No meio dos meus mails antigos encontrei um já de 2003 intitulado “O que tu pensas de mim?” e enviei-o para a minha lista de contactos…
O mail era o seguinte:
“Completa a pesquisa sobre MIM e MANDA-MA DE VOLTA. Mas primeiro,manda um em branco para todos os teus amigos para que eles respondam sobre ti.

Se HONESTO, e muito fixe receber de volta, podes descobrir algo que nao sabias. Nao esqueca de mandar-me um em branco, para que eu complete sobre ti.Manda para todos que tu conheces para ver quao bem eles te conhecem.

1)Meu nome:
2)Onde nos conhecemos?
3)Sentes satisfeito por nos conhecermos?
4)O meu nome do meio:
5)Ha quanto tempo me conheces?
6)Quao bem me conheces?
7)Eu fumo?
8) Eu acredito em Deus?
9)Minha idade:
10)Cor do cabelo?
11)Cor dos olhos?
12)Eu tenho irmaos?
13)Ja tiveste uma queda por mim?
14)Sentes-t atraido por mim?
15)Ja sentiste ciumes de mim?
16)Qual e uma das coisas que mais gosto de fazer?
17)Lembras-te de uma das primeiras coisas que eu te disse?
18)Qual e meu tipo de musica favorita?
19)Qual e a minha melhor caracteristica?
20)E a pior?
Eu sou timido ou extrovertido?
22)Dirias que sou engracado?
23)Eu sou rebelde ou sigo todas as regras?
24)Algum talento especial?
25)Consideras-me um amigo?
26)Ja me viste a chorar?
27)Se sim, porque?
28)Ja me fiseste chorar?
29)Se sim, porque?
30)Sabes algum de meus mais profundos segredos?
31)Quao frequentemente pensas em mim?
32)Se houvesse um bom apelido para mim, qual seria?
33)Meus pais ainda estao juntos?
34)O que eu amo?
35)Sabes uma das coisas mais loucas que eu ja fiz?
36)Nos somos bons amigos?
37)Desejarias que nos fossemos mais proximos?
38)Eu bebo?
39)Qual foi a primeira impressao que tiveste antes de me conheceres?
40)E depois?
PERGUNTAS ESQUISITAS:
1)Já pensaste em me matar?
2) como?
3)Achas que eu sou certinho?
4)Achas que eu sou louco?”

No dia seguinte, o meu chefe de Equipa passa pela minha secretária e diz-me “Luís vamos ali à copa beber um café”, achei a situação um pouco estranha, mas lá fui Eu à copa beber o café…foi nesta altura que o Zé me pergunta se Eu sabia para quem tinha enviado aquele e-mail…Eu respondi que enviei para a minha lista de contactos…ele responde-me que Eu também tinha enviado para uma mailbox dos “Big Bosses”…. e que se hoje ainda estava a trabalhar, podia agradecer ao meu chefe, o Luís Lucas que não deixou que me despedissem…
Mais uma vez o Luís Lucas tinha sido cinco estrelas comigo, depois da forma como me recebeu no meu regresso ao trabalho após o Aneurisma, agora ao evitar que Eu fosse despedido por este e-mail, colocou-se numa posição de “risco” para salvar um simples assistente….esta foi mais uma das muitas situações em que mostrou ser um líder com uma forte componente Humanista!
Uma vez mais fui bafejado pela sorte…se ao me salvar da morte existiu uma “mão divina”, agora existe uma mão “ humana”!
Não tenho dúvidas em afirmar que sou um privilegiado, porque decididamente sou um “protegido” dos “Deuses” e dos Homens por tudo o que já vivi…

sábado, outubro 25, 2008

Concerto dos Pearl Jam no Pavilhão Atlântico

No final de Agosto, encontro a minha Grande Amiga Ana Alves à saída da copa no trabalho, que me pergunta se Eu gostava de Pearl Jam, Eu respondi “se gosto miga! Adoro Pearl Jam, são uma das minhas bandas preferidas!” ao que ela me pergunta, se Eu ia ver um dos concertos deles no Pavilhão Atlântico, Eu respondi que adorava ir se tivesse bilhete…ela diz “queres ficar com o meu?”, Eu respondi “estás a brincar Amiga?!”, “não a sério, Eu não vou poder ir…”. Foi assim que graças à minha Amiga Ana, tive a oportunidade de ir assistir ao meu primeiro concerto dos Pearl Jam!
Em 2000, por falta de orçamento não pude ir assistir ao magnífico concerto deles no Restelo…ainda me recordo de ouvir o sound check da varanda enquanto o Bruno fumava um cigarro…
Nessa tarde, Eu, o Bruno, o Cromo e um amigo do cromo, fomos beber café aos pasteis de Belém. O cromo e o Amigo iam ver o concerto…durante a nossa conversa nos pasteis, o amigo do cromo diz “Alive é Pearl Jam?”, Eu e o Bruno, olhámos um para o outro e pensámos…nós que gostamos de Pearl Jam, não temos dinheiro para ir ver o concerto e este totó que nem conhece uma das músicas mais emblemáticas, vai ver…não assistimos ao concerto mas ouvimos o mesmo sentados na escadaria do Ministério da Defesa!
No dia 4 de Setembro de 2006 finalmente ia assistir ao meu primeiro concerto dos Pearl Jam!

O meu bilhete era para o primeiro balcão, as pessoas que conhecia e iam ver o concerto, iam para a plateia….como era o caso da Ana Isabel, a amiga da minha prima por quem Eu sentia uma enorme atracção, do João Cravo que era presença assídua nos jantares de fãs dos U2.

Fiquei num lugar fantástico, se tivesse câmara de filmar….tinha uma perspectiva fenomenal para captar aquele momento!
Estava sem ninguém conhecido por perto, mas apenas o facto de estar a presenciar aquela grande actuação, era mais do que suficiente para sentir uma alegria interior enorme…

O Eddie Vedder passou o concerto com uma garrafa de vinho tinto na mão, que aproveitava para ir bebendo nos intervalos das canções…foi fantástico ouvi-lo a tentar contar uma história em Português…a actuação deles foi brilhante, para mim sem dúvida que os momentos altos da actuação, foram quanto tocaram as músicas do álbum “Ten”, “Even Flow”, “Alive”, “jeremy” que todo o pavilhão contou em uníssono!
Quando tocaram a “Black” as lágrimas vieram-me aos olhos, tal como havia acontecido no último concerto dos U2, quando tocaram a “One”…foi um momento único, quase indescritível, em que as emoções atingiram o auge…

No espaço de um ano, tive a oportunidade de assistir a grandes concertos, começando nos quatro magníficos de Dublin, passando pelos Cult e terminando agora numa das maiores referências do movimento “grunge”!

quinta-feira, outubro 23, 2008

All I Want Is You...

Cerca de duas semanas após aquele sms infeliz da minha parte, a Cris estava de volta ao trabalho…foram duas semanas em que não consegui deixar de pensar na reacção que ela teria quando regressasse…tinha receio que o episódio menos feliz da minha parte pudesse ter mudado a nossa relação de Amizade, felizmente tal não aconteceu.
A Cris como mulher adulta e madura que é, soube separar as coisas…quer a nossa relação profissional, quer a nossa relação pessoal continuaram a ser o que eram!
Foi também neste período que conheci as raparigas que partilhavam casa com a minha prima Carla, houve uma delas que me deixou fascinado…curiosamente chamava-se Ana Isabel como o meu primeiro “Amor Platónico”, coincidência ou talvez não e mais uma vez aparecia uma Ana que me deixava de “queixo caído”.
Pouco tempo depois tive a oportunidade de falar com a Ana no Messenger, a conversa que tivemos foi bastante interessante...
No dia 29 de Julho realizou-se mais um jantar All Because of U2, desta feita na margem sul, no restaurante junto ao knock out Bar, onde depois os 2U iam actuar.
Foi uma noite de verão bem animada, que começou com um jantar onde reinou a boa disposição e culminou com uma excelente actuação dos 2U que também haviam estado no jantar.






Nessa noite tive a oportunidade de falar com a Soraia, foi nesse momento que confirmei a impressão que tinha ficado quando a conheci, de que era uma pessoa extraordinária, com uma forma de ser muito própria…sempre com um sorriso nos lábios!
Eram estranhas, as sensações que vivia nesse período…se por um lado estava apaixonado pela mulher mais interessante que tinha conhecido…por outro sentia-me atraído fisicamente pela amiga da minha prima…vivia num turbilhão de emoções!
Nada melhor que umas férias para relaxar e pôr as ideias no lugar…
No verão de 2006 fui para Portimão a convite do meu irmão e da minha futura cunhada….Eu, o Carlos e a Cláudia ficámos num apartamento relativamente próximo da Praia da Rocha.
Foram umas férias fantásticas…com muita praia e diversão à mistura…adorei o Parque Aquático Slide & Splash, experimentei todos os escorregas…recordo-me que para conseguir fazer todos…Eu e o meu irmão tivemos que fazer uma corrida…foi um dia fantástico! As saídas à noite ficaram repartidas entre Albufeira onde tinha estado no ano anterior e a Praia da Rocha.





Para mim foi também um período de reflexão…continuava a tentar perceber o que realmente sentia…nada melhor que um final de tarde a ouvir o mar para viajar nos meus pensamentos mais íntimos…era cada vez mais claro que estava a viver o meu segundo “Amor Platónico”…a Cris era a mulher perfeita, tinha tudo aquilo que Eu gosto numa mulher, era inteligente, tinha uma personalidade muito forte, humilde, companheira, Amiga, benfiquista e que até gostava de U2…