sábado, março 29, 2008

Praia da Rocha - Verão 2003

A rota rumo a Portimão estava traçada…tínhamos pensado ir sempre junto à costa, no entanto tinha a necessidade de ir a uma estação de serviço verificar a pressão nos pneus, a de Milfontes estava avariada….então tinha que ir a Odemira.
Lá seguimos nós até Odemira, aí coloquei a pressão ideal nos pneus, depois disso peguei no mapa e vi qual seria o caminho mais curto, se voltar para trás e ir junto à costa ou se ir pelo interior…esta última pareceu-me ser a distancia mais curta, então seguimos caminho pelo interior…quando começo a apanhar imensas curvas e a sentir que estava a subir uma montanha é que me lembrei que o meu mapa não mostrava as serras….estava a subir a Serra de Monchique…as curvas pareciam não acabar, curioso foi ver o pôr do sol naquela perspectiva….no topo da serra, foi lindo!!!
Outra curiosidade foi ver a diferença gritante entre um concelho Alentejano e outro Algarvio, enquanto ainda estávamos no Alentejo o piso da estrada estava bastante degradado…mas assim que entrámos no concelho de Monchique o piso estava em óptimo estado, haviam barreiras de protecção na berma da estrada…parecia que tinha passado a “fronteira” e estava noutro país….é a triste realidade de Portugal…o ditado “Portugal é Lisboa e o resto é paisagem” é um pouco mais extensível, mas não foge muito da realidade do nosso país!
Chegámos à Praia da Rocha já por volta das 21, pelas indicações que o Filipe nos foi dando facilmente chegámos ao local pretendido…
Descarregámos as nossas coisas e subimos, íamos ficar no aparthotel onde o Filipe, a Paula e a Mariana estavam, creio que ficámos no 8º piso…ficámos a dormir no sofá cama da sala, a varanda tinha uma vista excelente!
Foi uma semana excelente, o tempo estava óptimo…a praia que fazíamos era de acordo com os horários da pequena Mariana (sobrinha da Lita) que até já meu chamava “tio Luís”, à noite na maior parte dos dias íamos até aos bares da praia da Rocha Beber a bela da Sangria…outras noites fomos até Albufeira, uma outra noite fomos até à Marina de Vilamoura…estivemos no bar do Figo que estava cheio!
A nossa última noite na Praia da Rocha, o Filipe fez questão de nos levar a jantar a um restaurante que ficava na encosta sobre a praia chamado “Falésia”, foi uma bela despedida do Algarve!
No dia seguinte, estávamos de Regresso a Vila Nova de Milfontes, para a segunda etapa das férias….