terça-feira, agosto 05, 2008

Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431


Recuando um pouco no tempo até ao dia 07 de Maio de 2005, tive a oportunidade de estar presente num almoço convívio entre Ex-combatentes que fizeram parte do Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431 que partiu de Lisboa a 25 de Agosto de 1971 com destino à Guiné, mais precisamente a Bafatá. Este constituía a reserva móvel do agrupamento Leste. Está organizado em Comando e três Pelotões de reconhecimento, o meu pai fizera parte do 1º Pelotão denominado “Os Barbudos” onde era condutor.

A Missão consistia em acções de reconhecimento e vigilância, patrulhamento frequentes, escoltas a colunas-auto.
No dia 4 de Outubro de 1973, após 25 meses de Comissão na então Província Portuguesa da Guiné, regressa finalmente à Metrópole o Esquadrão de reconhecimento Fox 3431.
32 anos depois da chegada a Portugal e após já se realizarem vários almoços convívio, finalmente o Sérgio Marques conseguiu entrar em contacto com o meu pai, informando-o da existência do almoço convívio, estes realizam-se sempre no primeiro sábado do mês de Maio.
Eu juntamente com a minha mãe e o meu irmão fiz questão de estar presente com o meu pai no almoço.
Foi extraordinário ver que após 32 anos sem se verem ainda se conheciam…fez-me lembrar um pouco o que se passa com as pessoas que cresceram comigo no futebol, embora no caso deles a relação ainda seja mais marcante, afinal de contas eles eram uma equipa que lutava pela sobrevivência e não em ganhar jogos…
Posso dizer que adorei ter estado presente naquele almoço, este seria apenas o primeiro, pois farei sempre questão de acompanhar o meu pai, que é o meu ídolo, o meu exemplo a seguir!

1 comentário:

Luís Graça disse...

Meu caro Luigi:

Encontrei, no seu blogue, esta referência a um convívio, em 2005, do pessoal do Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431, a que pertenceu o seu pai.

Interessou-me pelas razões que passo a explicitar: (i) o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné é a maior comunidade virtual, na Net, de ex-combatentes da Guiné: mais de 400 pessoas convivem na "Tabanca Grande"; outras largas centenas têm passado por lá; (ii) não temos tido notícias do Esq Rec Fox 3431, que foi comandado pelo Cap Cav Botelho, o mesmo que terá alegadamente entrado pelo Senegal dentro com as suas Chaimites, algures em 1972; (iii) ontem foi dia do pai, e achei bonito ler estas palavras do filho de um camarada nosso, condutor de chaimite (?): "(...) adorei ter estado presente naquele almoço, este seria apenas o primeiro, pois farei sempre questão de acompanhar o meu pai, que é o meu ídolo, o meu exemplo a seguir!"...

Com a devida vénia, ao Luígi (a quem pedi também "emprestadas" as duas imagens dos brazões reproduzidas no nosso blogue), citei na íntegra o seu poste sobre o convívio do Esq Rec Fox 3431.

Peço-lhe também leve notícias nossas ao seu pai, nosso camarada, e tamb+em ao Sérgio Marques, organizador do convívio. Tanto o seu pai como o Sérgio ficam convidados a aparecer e a sentar-se debaixo do poilão da nossa "Tabanca Grande" para partilharem connosco mais coisas sobre o seu tempo de Guiné... Muitos de nós passaram pelo leste da Guiné e conhecetam bem Bafatá... Além disso, há camaradas de Esq Rec Fox anteriores e posteriores ao 3431... Temos inúmeras fotos do leste, de Xime e Bambadinca a Buruntuma, de Fajonquito a Galomaro...

Parabéns pelo seu blogue!

E não esqueça: Os filhos dos nossos camaradas nossos camaradas são.

Um Alfa Bravo (abraço) e um Oscar Bravo (Obrigado). Luís Graça

20 de Março de 2010
Guiné 63/74 - P6028: A propósito do Dia do Pai... e da história do Esq Rec Fox 3431 (Bafatá, 1971/73)

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2010/03/guine-6374-p6028-proposito-do-dia-do.html