quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Um dia no Castelo do Bode

Numa sexta à noite em Julho estávamos nós no “Tertúlia” a beber uns copos….e combinámos no dia seguinte ir de bicicleta até ao Castelo do Bode, onde iríamos passar o dia a mandar uns mergulhos no rio e depois também faríamos uma jogatana de futebol no ringue dos funcionários da EDP….Eu tinha combinado com eles encontrar-me no cruzamento de quem vem de S. Pedro com quem vem da Quinta do Falcão às 11h…mas a caminho de casa a minha “consciência” estava a pesar-me, pois na segunda ia ter exame de Analise Matemática II, era a cadeira que obrigatoriamente tinha de fazer para passar de ano…então pensei em deixar-me ficar a dormir para depois ficar a estudar….e não ir com eles….no sábado de manhã o meu pai vai acordar-me para eu ir ao telefone que tinha uma chamada para mim…quando chego ao telefone ouço “então cromo ainda estás em casa?!!”eu respondo “daqui a 10 min estou aí, deixei-me adormecer…”
O meu pai ajudou-me a fazer umas sandes…que pus na mochila juntamente com as coisas para estudar, peguei na bicicleta do meu irmão e lá fui ao encontro deles….
Quando cheguei, encontrei o Miguel com o selim da bicicleta partido…o Marco e o Zé Pedro a gozarem com a cena….mas isso não evitou que eu ouvisse um “sermão” por ter ficado a dormir….lá fomos nós então até ao Castelo do Bode…o Marco havia prometido ir trocando de bicicleta com o Miguel durante a viagem….algo que não aconteceu…chegados ao Castelo do Bode lá fomos nós dar os tão ansiados mergulhos no Rio Zêzere… a nós juntaram-se a Rita e o irmão, o Valter, passado algum tempo o Miguel pede-me se ia com o Valter a casa dele para ver se o pai lhe arranjava o selim… eu respondi “Amigo eu até ia, mas acho que chegou a hora de conheceres o teu sogro”, o Miguel lá foi um pouco a “medo”…mas acabou por chegar inteiro…com a bicicleta arranjada e com uma tarte de amêndoa, feita pela sogra….a melhor tarte de amêndoa que já comi!!! Depois de comermos estávamos a apanhar um sol…ainda cantámos à capela o “One” dos U2…Entretanto chegaram o Pedro Anjos e o Girão que vieram à boleia…eu não estudei nada, como seria de esperar…
Depois de almoço fomos jogar futebol no ringue da EDP, o Girão acabou por ser o protagonista do jogo…não por ter sido o melhor em campo…mas por ter dado cabo de uma sapatinha e do dedo do pé…esqueceu-se que era na bola que se devia chutar…terminámos a nossa tarde no Castelo do Bode com uns mergulhos na Piscina…

sábado, fevereiro 17, 2007

2º Semestre no IST

No segundo semestre tudo foi diferente, já tinha um pouco mais de interesse pelo curso….as cadeiras eram mais atractivas e o facto de ser o semestre de verão também ajudou….embora só fosse às aulas depois das 10h, as teóricas nem pensar nisso! Duas das 5 cadeiras tinham uma componente de avaliação contínua, Desenho II com avaliação totalmente contínua e Mineralogia e Geologia em que a avaliação dos 3 mini-testes realizados nas aulas práticas valiam 8 valores na nota final.
Nos amores, tive o meu namoro mais curto de sempre….eu e a Minha Amiga Vanessa começamos a namorar…mas no dia do aniversário da irmã, a Joana ela disse-me para aparecer e eu não fui lá ter… pensando que ela vinha com o Miguel ter com o resto do grupo ao “Tertúlia”…tal como começou, acabou….repentinamente! Mas ficámos grandes Amigos!

Os fins de semana em Tomar

Às sextas eu apanhava o comboio das 13:20 em Santa Apolónia rumo a Tomar, indo de encontro às minhas raízes… que tanta falta me faziam!!! Assim que chegava a Tomar ia pôr o saco a casa do Miguel e de lá íamos nós até aos “Passarinhos” beber “Mouchão”antes de irmos para a matiné das 17 no “Pim Pim”. Depois ligava ao meu pai para me ir buscar ao Centro Comercial…uma das vezes enquanto esperava, encontrei o Bruno (“Higuita”) e começamos na conversa, quando apareceu uma amiga dele…que ele prontamente me apresentou…eu achei-a muito interessante…nessa mesma noite voltei a encontrá-lo no “Casablanca” com um grupo de amigas, sentei-me e começamos na conversa…depois de muito conversarmos eu referi que tinha achado a Sofia muito interessante…as amigas rapidamente fizeram o comentário “ela tem uma lista de espera muito extensa…”ao que eu respondo “coloquem também o meu nome como “interessado””
Passaram-se umas quantas semanas…. Até que no dia 25 de Abril 1996 Tivemos um jogo particular com o Futebol Benfica, no fim do jogo quando eu me preparava para me ir embora, o Bruno e as amigas convidaram-me para ir almoçar com eles…aceitei e lá fomos nós almoçar, foi quando eu e a Sofia trocámos as primeiras palavras….depois de almoçar fomos dar uma volta e foi quando beijei a Sofia pela primeira vez… depois dessa tarde, ficamos como “Amigos coloridos”… não havia compromisso, apenas estávamos juntos quando ambos o desejávamos…

terça-feira, fevereiro 13, 2007

As 1ªs saídas em Lisboa

Durante o 1º semestre o meu Amigo Vinhas foi morar comigo e com o “Cromo”, matriculou-se em Design Industrial na Lusíada, finalmente tinha alguém próximo que me ajudou na adaptação a Lisboa…combinámos algumas idas ao cinema com a Raquel, a Verónica e a Ana Isabel e também algumas saídas…a mais marcante foi o aniversario da Raquel…encontramo-nos nos Restauradores bebemos um café e seguimos rumo ao Bairro Alto…depois de umas tantas tascas fomos até ao Rockline…onde escutei a BAD…nesse momento recordo-me da Ana Isabel me perguntar…”está tudo bem contigo?”… eu respondi “estou só a curtir esta musica…isto é U2!!! Eu estava sentado numa mesa de pé alto com as mãos na cabeça e de olhos fechados… Nesse momento vi que ainda a amava…ela foi sem duvida o meu Grande Amor Platónico!!!

Meses depois o Vinhas acabou por desistir do curso….estava a pagar e não estava a gostar….voltamos então à fórmula inicial…eu e o “Cromo”.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

O grupo do "KING"

Apesar de haver muito poucas pessoas do meu curso que tinham a haver comigo, houve algumas com as quais tive uma maior proximidade….durante os intervalos entre aulas, tempos mortos e algumas aulas teóricas, começámos a jogar um jogo de cartas denominado “KING”, foi aí que surgiram alguns “nomes de guerra” Jomi (Jorge Miguel), Joni (João) a mim chamavam-me “Barbas” porque havia cortado a pêra….e rebarbado (sem barba) era muito mau….então fiquei conhecido pelo “Barbas”, quase todos os meus colegas me conheciam por esse nome….e nem sabiam o meu verdadeiro nome…dos colegas com que tive maior proximidade foram o António Miguel, Miguel Barata, o Fred, o João (Madeira), o Luís (S. Miguel).
Quando fiz 18 anos, realizei o meu jantar de aniversário onde já havia sido realizado o jantar de aniversário do Miguel… numa pizzaria que ficava em frente ao “Akiakopos” na Rua de S. João. Tentei juntar os meus 2 grupos de Amigos, os do Liceu com os do Futebol… foi estranho ver que durante todo o tempo sempre houveram 2 grupos e não um só…como eu desejaria…mas era muito complicado pois eram pessoas bem diferentes, quer na maneira de ser como na maneira de estar… recordo-me de ter recebido por parte dos meus Amigos do Liceu um livro do Paul Klee e uma garrafa de Vodka, da parte dos meus Amigos do futebol recebi o meu 1º CD dos U2…o álbum WAR, eu já tinha quase todos os álbuns gravados em K7 mas nenhum em CD apenas tinha comprado o Passengers-Original Soundtracks I quando fui para Lisboa…depois fui comprando todos os outros até ter todoa oa álbuns dos U2!
No 1º semestre limitei-me a fazer as cadeiras com as quais tinha afinidade….Desenho I, Introdução à engenharia Civil e Análise Matemática I.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Campeonato Nacional de Juniores


No Futebol ia disputar o meu 2º Campeonato Nacional, desta vez o de Juniores….raramente treinava…foram muito poucas as vezes em que corri em Lisboa…e quando o fazia, limitava-me a correr durante 30 minutos no jardim em Belém e fazer uns abdominais…a falta de treino fez-se notar muito na minha produção dentro de campo…pouca agressividade, pouca velocidade, pouca resistência….e pior…durante o Inverno, com os relvados mais pesados….ao fazer um sprint no jogo em casa com o Benfica, arranjei uma rotura muscular...ao intervalo também saiu o Miguel que se estava a recentir da lesão feita no jogo antes, em Alvalade…já na bancada começamos a dar palpites sobre o resultado final….ao intervalo estávamos a perder 1-3…sem dois “craques” em campo… pensamos que na segunda parte poderíamos sofrer o dobro dos golos……puro engano! Perdemos 1-12!!!

Fizemos um campeonato muito aquém das expectativas….sem qualquer vitória e apenas com 2 empates…

IST

Acabei por ir morar com o "Cromo" da minha turma do 12º ano, que me convidou a ir partilhar casa com ele, ficámos a morar no Restelo perto do Estádio, num 5º andar, o Apartamento tinha uma vista fabulosa sobre o rio Tejo e a torre de Belém...no entanto para mim ficava bastante longe do IST...tinha que apanhar um autocarro e depois o metro…

No Técnico encontrei colegas que na sua grande maioria pouco ou nada tinham a haver comigo…começando logo no facto de para eles, ser o realizar de um sonho ter entrado no IST, eu simplesmente caí ali de pára-quedas…

Durante as praxes, apenas fui praxado no dia do meu curso, numa quinta-feira…enquanto esperávamos pela última aula da manhã, entraram de “assalto” no Anfiteatro um grupo de veteranos…que nos queriam praxar…mas entretanto surge o prof. Na sala de aula, todos nós começamos a gritar Aula! Aula! Aula! Adiámos por uma hora a praxe…no fim da aula lá estavam os “lobos” à espera dos “cordeirinhos”, que foram saindo alinhados um a um…iam-nos metendo um cordel na presilha das calças ao mesmo tempo que “decoravam” os nossos rostos…quando se aproximava a minha vez ouvi qualquer coisa que não entendi muito bem e desatei a rir…perante isto, um deles diz: “Caloiro tu és o próximo a fazer o teste da NASA!!!”. Que consistia em colocar um dedo no meio de uma argola colocada no chão e dar 8 voltas…tendo que no final correr e mandar um pontapé numa lata… quando já estava a acabar de dar as 8 voltas… alguém disse: “Ainda faltam 2 voltas, caloiro!!!” no final de dar todas as voltas corri em direcção à lata e pontapeei-a….quase que caí….estava demasiado tonto… Vieram todos ao meu encontro e disseram que podia ir para casa…os meus colegas ainda lá ficaram a tarde quase toda sem almoçar…