sábado, fevereiro 16, 2008

Call Center....uma Experiência inesquecível!!!

A formação acabou na sexta feira dia 21 Setembro 2001, nesta altura já todos sabíamos o que iríamos fazer…Ficámos repartidos entre o Call Center Residencial, Eu, a Sónia, o Nuno, a Rita, a Dídia, a Mafalda, a Nela e o Call Center Empresas, Octávio, Gonçalo, Katia, Patrícia, Vanda, Luís Afonso.

Eu, a Sónia e o Nuno ficámos no Residencial por sermos os únicos a fazer o horário 18-24, os 3 estávamos a estudar e só podíamos fazer esse horário, a Sónia Martins estudava Nutrição, o Nuno Ferreira estudava Engenharia Electrotécnica e de Telecomunicações e eu estudava Engenharia Civil.
Para festejarmos o final da formação realizámos um jantar no restaurante “O Escondidinho da Curva” com a presença do nosso chefe da Tutela, Ricardo Matos, apenas a nossa formadora não pode comparecer. Depois do jantar seguiu-se uma ida até um bar na 24 de Julho.
Na segunda feira seguinte, dia 24 comecei a trabalhar no Call Center sob a Coordenação da Sofia Souto, que temporariamente ia ser a minha coordenadora, até que o João Romana voltasse a estar na equipa da noite.
A minha primeira semana de trabalho ainda não fiz o meu horário de trabalho 18-24, mas sim o 16-22 porque ainda foi uma semana de aprendizagem, eu era a “sombra” da Natacha, que era o meu “Sol”, eu limitava-me a escutar as chamadas que ela atendia e via como se devia proceder nas mais variadas situações. Nesta altura o que eu achava extremamente difícil era conseguir estar a falar com o Cliente e ao mesmo tempo a pesquisar nas diversas aplicações... pensava que não o conseguiria fazer…embora já dominasse relativamente bem as aplicações…ainda sentia que não estava preparado para falar com os Clientes. Os primeiros dias limitei-me a escutar, depois comecei a atender, sempre com a Natacha ao meu lado para qualquer dificuldade que eu pudesse ter… felizmente tive uma Óptima professora!!!
Na semana seguinte, já estava por minha conta e risco...eu estava na linha de Prospects 800101010, onde basicamente aturava miúdos das 16 às 19, depois disso apanhava aqueles chatos que só ligavam para chatear…
Eu desde o primeiro dia que tentei ter sempre uma postura muito profissional, não dando conversa quer aos miúdos, quer aos Cromos que ligavam só para chatear, recordo algumas das formas que tinha para me livrar dessas chamadas inúteis, com os miúdos começava por lhes perguntar o nº de contribuinte, muitos deles nem sabiam o que era…e começavam a inventar um número, eu respondia-lhes “Verifico que o número de contribuinte não é válido, peço-lhe que se dirija à repartição de finanças mais próxima de sua casa, para verificar o que se passa e que depois nos volte a contactar”. Já com os Cromos a atitude era outra…”caso não tenha nenhuma questão pertinente a colocar…vou ser obrigado a desligar a chamada”, nisto eles próprios desligavam a chamada. Nas primeiras semanas raramente apanhava um cliente, quando apanhava era uma festa….nem que fosse uma reclamação, já não tinha paciência para aturar gente que só ligava para chatear…
Quando comecei a fazer o meu horário (18-24), apanhei uma equipa espectacular, com um grande espírito de equipa, estavam sempre disponíveis para ajudar os mais novos… era uma equipa pequena, mas extraordinária, recordo-me da Vera, Cláudia (Cuca), Miguel trigo, o Jorge, o Américo que também era actor…, o Bruno e a Susana Carneiro.

Sem comentários: