quarta-feira, fevereiro 13, 2008

As cinco melhores semanas na Novis...

As primeiras duas semanas de formação serviram sobretudo para nos irmos conhecendo melhor a nós próprios e aos nossos colegas, recordo um dos muitos testes que realizamos, consistia num inquérito com cerca de 30 perguntas e consoante as opções que tomávamos serviam para definir o nosso perfil. Haviam 4 categorias, Assertivo, Agressivo, Manipulador e Passivo. Conforme as nossas respostas todos fizemos um gráfico, que depois colámos na parede da sala, do meu recordo-me que a maior percentagem era relativa à Assertividade, ficando as restantes igualmente distribuídas. Depois um outro jogo, havia um tema que todos íamos debater mas o nosso comportamento nessa discussão era predefinido pela nossa formadora…que já havia avaliado o perfil de cada um e nessa discussão os papeis distribuídos eram um pouco o oposto do perfil de cada um. A mim coube-me fazer o papel de uma pessoa agressiva…foi só rir! Seguiram-se muitos outros jogos, um dos que me recordo era cada um ter colado nas costas uma folha branca para os restantes irem escrevendo um adjectivo que caracterizasse essa pessoa…foi engraçado ver o que os meus colegas pensavam de mim…a palavra dominante era “Inteligente”.
As semanas seguintes começamos a falar dos produtos e serviços que a Novis disponibilizava aos seus clientes, nesta componente da formação tivemos diversos trabalhos em equipa, cada equipa tinha que pesquisar e apresentar aos colegas um determinado produto, começamos pelos que já haviam sido descontinuados e só depois fomos para a oferta actual nessa altura…
As duas últimas semanas serviram sobretudo para conhecer e aprender a trabalhar com as duas principais aplicações com que íamos trabalhar…o CCA (Contact Center Aplication) e o BSCS (Business Support Control System).
Por esta altura já tínhamos feito algumas amizades especiais, eu já tinha arranjado duas “madrinhas” a Dídia e a Rita…com a Sónia também havia uma energia muito positiva, o Octávio e o Nuno também me eram muito próximos.
Normalmente ficávamos 3 em cada PC, eu ficava a maior parte das vezes com a Dídia e com a Kátia, eu fartava-me de rir com aquelas duas…estavam sempre na palhaçada e eu sempre muito atento, atravessava a minha fase do “certinho”.
No dia 11 Setembro estava eu e o Bruno a beber café depois de almoçarmos e antes de ele ir trabalhar e eu ir para a minha última semana de formação, quando assistimos em directo ao embate do segundo avião nas Twin Towers…antes de assistirmos já comentávamos “aqueles Americanos com a mania da perseguição…agora já falam em terrorismo…”.
Tinha chegado a hora de irmos conhecer “in loco” o Call Center, como não haviam lugares suficientes lá…eu fui o felizardo em ficar na parte do BackOffice, fiquei junto da Evelyn, que me mostrou o que fazia…era extremamente simpática e disponível, foi o inicio de uma grande Amizade!
Nessa altura era rotativo o trabalho de Call Center e de BackOffice, os assistentes estavam um mês em cada local, havia uma remota possibilidade de algum dos 13 ficar no BackOffice e eu tinha a esperança que fosse eu….mas afinal não ficou ninguém no BackOffice.

1 comentário:

Van disse...

Luigi, querido...
Obrigada pelo comentário no MUSAK.
Realmente, só o amor importa!
"Amai! Amai! Todo o resto é nada!"
"Love is all you need!"
Também sou fã do U2. Desde sempre.

Bem, vou passear pelo teu blog agora.
Se quiser, conheça meu outro blog:
VAN Filosofia - www.vanluchi.blogspot.com

Se gosta de música, conheça meu trabalho tb aqui:
www.myspace.com/vanluchiari

Agora vou fuçar em tudo pra te conhecer mais.
Beijucas!