segunda-feira, outubro 30, 2006

U.F.C.I.T.

Durante as férias grandes entre o 6º e o 7º ano o professor Sousa Dias, meu antigo director de turma e director do União de Tomar, foi falar com o meu pai para me deixar ir jogar futebol no U. Tomar, comprometendo-se sempre que o meu pai não pudesse ir pôr-me ou buscar-me aos treinos e jogos, ele o faria.

Recordo-me do 1º treino como se fosse hoje, lá estava eu com a camisola da selecção Italiana...muito entusiasmado, apenas conhecia uma pessoa que estudava na mesma escola que eu, o Pardal que hoje em dia é arbitro... Chegou a altura em que o treinador (o Grande mister Marques Alves) chegou perto dos novos elementos perguntando em que posição jogavam...todos disseram que eram avançados, perante isso eu respondi que era defesa.
Fui inscrito na época 89/90, tinha ficado nos eleitos do mister...comecei a jogar a Líbero, fazendo dupla com o Pedro Anjos no eixo da defesa. Durante algum tempo chamavam-me "ventoínha"por os meus alívios serem defeituosos...de facto os meus pés pareciam uns tijolos.
Foi nesta altura que fiz amizades para o resto da vida. Pedro Anjos, Miguel Alves, Marco Marques, Bruno Neto, Duarte, Rui Pimenta.
Jogávamos em 4-3-3, com o Marco Trindade 1º e depois o Nuno Marques na baliza, a defesa direito jogava o André, eu como líbero e o Pedro como central de marcação, o Netinho a defesa esquerdo, a Trinco jogava o Miguel Alves, a médio direito jogava o Duarte, a médio esquerdo jogava o Cotovio, a extremo direito jogava o Joca ou o Pimenta, a extremo esquerdo jogava o "rapidinho"(Marco Marques) que nesta altura era muito rápido, a ponta de lança jogava o Castanheira ou o Pimenta. O mister pensou em fazer uma eleição para se eleger o capitão de equipa, que rapidamente foi abortada depois de alguns jogadores andarem a fazer "campanha eleitoral" acabando o mister por escolher o nosso capitão... que foi o Duarte!







3 comentários:

Unknown disse...

Ok ok... passados estes anos acho que não há problema se confessar... eu fiz campanha eleitoral mas pior usei métodos de coacção e chantagem! eheheh
Abraço

Prof Neto disse...

B. NETO
Bom, antes demais deixa-me dar-te os meus parabéns por te teres lembrado de falar no teu blog da malta do velhinho e cada vez mais pobrezinho União... :)
bons velhos tempos q todos passamos juntos graças à exsitência desse carismático clube...
Nota: em relação à equipa importa salientar q o sector mais forte era sem dúvida o defensivo, e sobretudo aquele lado esquerdo era soberbo.... :)
a todos os nossos amigos q lerem o teu blog lhes envio aqui um grande abraço desses bons velhos tempos, quando ainda eramos uns jovens, agora tamos quase a entrar no grupo dos trintões, bem é melhor nem me lembrar disso senão ainda me dá uma coisa.. :)
ABRAÇO LUISÃO

Anónimo disse...

Luizito,
confesso que não consigo conter a gargalhada sempre que vejo estas fotos da época do União. Estão um espetáculo!!!
E tantas unhas que eu roí a assistir aos vossos jogos...

Beijinhos Cátia